quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os 11 melhores longas de Cyberpunk


Mas Gallo, o que é Cyberpunk?

Cyberpunk é um subgênero de ficção científica que mostra uma sociedade super desenvolvida porém um baixo nível de vida. 
De acordo com Lawrence Person: "Os personagens do cyberpunk clássico são seres marginalizados, distanciados, solitários, que vivem à margem da sociedade, geralmente em futuros despóticos onde a vida diária é impactada pela rápida mudança tecnológica, uma atmosfera de informação computadorizada ambígua e a modificação invasiva do corpo humano."
Esta citação acima resume o que é o cyberpunk. Agora, que você sabe o que é este gênero, também vou citar os 11 melhores filmes deste subgênero que tem enfeitiçado legiões de fãs no mundo todo. 

1. Mad Max
O filme estrelado por Mel Gibson conta a estória de um policial que mata um chefe de uma gangue de motoqueiros. Estes são um grupo da pesada que perseguem pessoas indefesas para mata-las ou violentar. Logo após a morte de sua esposa, Max fica enlouquecido com tal situação a ponto de procurar vingança. Uma estória que mostra um Planeta Terra entregue ao caos e a violência. As leis são para poucos e os beneficiários sempre são os vilões.

2. Blade Runner, o caçador de andróides.
Filme estrelado por Harrison Ford e Rutger Hauer, o filme conta estória de um grupo de andróides que  foge da empresa onde estes foram criados. O personagem principal tem que ir a caça deles já que estes são vistos como uma ameça para a raça humana. 

3. Robocop
O filme mostra um homem que é executado por um grupo de criminosos. Ele ressurgi como um cyborgue pela OCP que pretende criar uma nova Delta City. O que ninguém sabe é que existe interesses financeiros que pretende criar o caos pela cidade. 

4. O Vingador do Futuro
Um novo remake deste filme esta vindo no qual Collin Farrell estará nele. Entretanto para quem é fã de Arnold Schwarzenegger, este filme é um prato cheio. Em uma viagem fictícia ao Planeta Marte, o nosso herói lembra fatos de um passado esquecido. Ele foi um agente secreto e que foi aprisionado numa prisão sem muros. Destaque neste filme para Sharon Stone que além de um show de talento dá um show de sensualidade. 

5. O Exterminador do Futuro
Em  um mundo destruído e dominado por maquinas, Um exterminador encarnado pelo fortão do Arnold Schwarzenegger faz uma viagem para o passado para matar Sarah Connor(Linda Hamilton). Esta seria a mãe do lider da resistência John Connor.  Para proteger sua mãe, John Connor manda o seu soldado Kyle Reese. Neste filme Kyle é vivido por Michael Biehn

6. Jogos Vorazes
Este filme considero um cyberpunk já que este mostra um futuro onde crianças de 13-17 anos são obrigadas a estar em uma arena para matar uns aos outros. Uma espécie de circo romano do futuro onde o vencedor é aquele que ganha uma coroa e a glória. No elenco esta a surpresa dos estúdios de Hollywood:  a bela Jennifer Lawrence.  

7. Distrito 9
O filme foi feito na Africa do Sul e teve como padrinho o sensacional Peter Jackson. O filme conta a estória de humanos que querem demarcar o Distrito 9 e deslocar os Ets para um outro local. Durante a retirada desses ETs, um jovem que trabalha no sistema é infectado por uma espécie de combustível onde este começa a ter corpo e voz de ET. O elenco é todo da Africa do Sul e isto mostra que não de Rugby os sul-africanos entendem. Eles sabem fazer cinema e de qualidade. 

8. Aliança Mortal
Rutger Hauer esta neste filme só que desta vez ele é um condenado por roubar uma joalheria e vai para a prisão de segurança máxima. Alí, colocam nele uma espécie de colar eletrônico onde se este tentar fugir, ele explode e leva consigo o seu parceiro. 

9. Os 12 macacos
Ambientado em um futuro onde todos do Planeta Terra foram mortos por um misterioso gaz, Bruce Willis volta no tempo para tentar encontrar com os 12 macacos e impedi-los de destruir o mundo. Ele conta com a ajuda de uma psiquiatra que o considerava louco, só que com fotos tiradas de uma de suas viagens no tempo, descobre que ele não é. 

10. Código 46
O que mais gosto desse filme é que ele tem dois cenários distintos. Primeiro mostra a alta tecnologia e a beleza da cidade de Shangai. Segundo mostra a pobreza de condenados que vivem em um deserto. Um investigador vivido por Tim Robbins precisa descobrir quem é a pessoa que esta falsificando passes. Estes passes dão livre arbítrio para a pessoa circular onde ela quiser. O problema é que muitas pessoas não podem circular livremente devido a presença de um misterioso vírus mortal. 

11. V de Vingança
Para mim um dos melhores longas do gênero! Vemos a estória de um ditador de um partido ultra conservador que domina pelo medo o povo inglês. Nosso anti-herói é um cara de mascará que persegue seus algozes. Estes o torturaram e fizeram experiências com ele. Até que um misterioso incêndio neste laboratório, ajuda nosso anti-herói a fugir. No elenco, estão craques como Natalie Portman e Stephen Rea
Até a próxima meus camaradas!

6 comentários:

  1. Você sinceramente deveria aprender a diferença entre Cyberpunk e Distopias. Filmes cyberpunk geralmente são distópicos, mas distopia não é cyberpunk. Há o steampunk também. Da uma pesquisada mais nisso, na moral.

    ResponderExcluir
  2. Ah, só uma dica: http://www.cyberpunkreview.com/what-is-cyberpunk/

    ResponderExcluir
  3. O colega acima falou exatamente o que me incomodou nessa listagem amarga.

    ResponderExcluir
  4. jogs vorazes cyberpunk... que matéria ridícula

    ResponderExcluir
  5. viajou legalzao heiauheoaiuehaoiue

    ResponderExcluir